SOBRE

A LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA

Liga Portuguesa Contra a Epilepsia é uma associação particular sem fins lucrativos, de cariz técnico-científico, que congrega técnicos de várias áreas, motivados em melhorar os cuidados de saúde prestados às pessoas com epilepsia em Portugal.

LPCE tem 3 sedes regionais: Norte (no Porto), Centro (em Coimbra) e Sul e Ilhas (em Lisboa), que se contituem como centros de informação para assuntos relacionados com epilepsia.

Com essa finalidade, procura divulgar conhecimentos e recursos sobre epilepsia, promover a produção científica e facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os seus associados, bem como com os seus parceiros internacionais.

Organiza anualmente o Encontro Nacional de Epileptologia, onde se procura congregar e estimular a produção científica nacional em investigação clínica e básica, servindo também de plataforma formativa e de encontro de clínicos, investigadores e ténicos envolvidos nesta área.

Sob a égide da LPCE e com o contributo de mais de três dezenas de autores nacionais, foi publicado em 2007 o “Livro Básico da Epilepsia”, com o objectivo de decantar o estado da arte no diagnóstico e tratamento das epilepsias, numa fonte de consulta fácil e organizada.

Procura também ter um papel activo na definição de políticas de saúde que reconheçam o impacto da epilepsia e consagrem o acesso a cuidados de saúde condignos e qualificados às pessoas com epilepsia. São exemplos o “Livro Branco” da Cirurgia da Epilepsia (Comissão de Cirurgia de Epilepsia, 2004), ou o contributo para a definição de redes regionais para a referenciação de doentes com epilepsia, estabelecido em parceria com as Administrações Regionais de Saúde.

Ao longo da existência da LPCE existiram outras comissões com o objectivo de definir linhas de orientação e consenso técnico-científico, produzindo documentos nas seguintes áreas:

• Terapêutica (uso de fármacos anti-epilépticos)

 Genética das Epilepsias

• Epilepsia na mulher (fertilidade, gravidez, contracepção)

 Estado de mal epiléptico

• Electroencefalograma (indicações, requisitos técnicos e humanos, classificação)

Uma outra comissão procurará inventariar os recursos nacionais para diagnóstico e tratamento das epilepsias, nos diferentes centros nacionais (Comissão de Recursos Nacionais).

LPCE é um dos capítulos da ILAE (International League Against Epilepsy), procurando enquadrar a sua actividade no contexto internacional, nomeadamente com os países lusófonos.