28º ENCONTRO NACIONAL DE EPILEPTOLOGIA

Março 11, 2016 - Março 12, 2016
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Caras amigas e caros amigos,

 

É com muito gosto que vimos divulgar o programa final do 28º Encontro Nacional de Epileptologia, cujo programa final pode ser obtido aqui.

28º ENCONTRO NACIONAL DE EPILEPTOLOGIA

Como tivemos oportunidade de divulgar anteriormente, o tema principal será “Circuitos Cerebrais em Epilepsia“.

 

Com esta orientação temática em mente, o programa científico vai explorar desde áreas estabelecidas, mas onde o conhecimento está em constante evolução  – como a relação entre semiologia das crises e a activação de diferentes redes neuronais – até áreas emergentes, como as aplicações clínicas potenciais dos métodos de imagem usados para desenhar o conectoma humano.
Cruzando este tema com a necessidade de melhorar o tratamento de doentes com epilepsias particularmente difíceis, teremos uma mesa-redonda sobre métodos complementares de avaliação de córtex eloquente e uma outra mesa dedicada à actualização em tratamentos paliativos (neuro-estimulação, dieta cetogénica, canabinóides).

 

Uma das nossas sessões será deliberadamente provocadora, em formato “prós e contras”: dois epileptologistas experientes irão debater se a cirurgia é recomendável em doentes com lesões epileptogénicas potencialmente operáveis, mas que não são, no momento da avaliação, resistentes ao tratamento médico.
Quisemos ainda explorar alguns temas menos “navegados”, mas de evidente relevância para as pessoas com epilepsia e seus cuidadores: que actividades físicas e desportos são recomendados, e quais são desaconselhados?  Quais os mais recentes e eficazes meios tecnológicos (apps, smart watches, plataformas online…) para tornar menos difícil viver com epilepsia?

 

Como em todos os ENE, teremos oportunidade de ouvir e discutir comunicações orais que reflectem o melhor da produção científica nacional em epileptologia.

 

Finalmente, desafiámos o Dr. Francisco Sales, presidente da LPCE entre 2010 e 2015, a fazer um balanço das actividades desenvolvidas pela Liga neste período.

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 28º ENE.

 

 

 

Veja aqui o Jornal do 28º ENE

O programa social do 28º ENE foi inspirado pelo o tema principal.

O jantar será no Restaurante Alameda 33 (Hotel Vincci), proporcionando uma excelente oportunidade de convívio entre os participantes. Durante o jantar serão divulgados os prémios e bolsas da LPCE.

 

Depois do jantar, organizámos um circuito a pé pelo Porto nocturno, para os mais noctívagos (“Circuito do mocho“):

 

mocho

 

 

Teremos também um passeio matinal de observação de pássaros, para os mais madrugadores (“Circuito da cotovia“), gentilmente organizado pelo Dr. José Paulo Monteiro:

 

cotovia
Aproveitamos para reforçar o convite à presença de todos, essencial para o sucesso do nosso Encontro!

 

 

A Comissão Organizadora do 28º Encontro Nacional de Epileptologia

 

Detalhes

Início:
Março 11, 2016
Fim:
Março 12, 2016

Local

Porto