27º ENCONTRO NACIONAL DE EPILEPTOLOGIA

Março 13, 2015 - Março 14, 2015
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
Aceda aqui ao espaço multimédia para poder ver a Galeria de Fotos do 27º ENE

 

Decorreu em Coimbra nos dias 13 e 14 de Março, o 27º Encontro Nacional de Epileptologia, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, este ano sob o tema “Epilepsia é mais do que ter crises”.Tivemos o privilégio de ver este tema abordado de forma excepcional no Simpósio Científico que decorreu no dia 14, por convidados de renome internacional. Começámos ao nível do gene com a Dra Cláudia Catarino, passando pelas redes neuronais com o  Dr Jean Gotman, até à  imagem estrutural e funcional, pelos Drs Fernando Cendes e Christian, e finalmente, os aspectos psicossociais pelo Dr Athanasios Covanis. Foi sem dúvida um dos pontos altos deste Encontro!

 

Outro momento muito interessante foi a conferência feita pelo Dr Jean Gotman, sobre oscilações de alta frequência e zona de inicio ictal, apreciada particularmente pelos neurofisiologistas.

 

A  Mesa Redonda “Recomendações versus Prática Clínica”, deu origem a uma animada discussão entre todos os participantes, dada a relevância e interesse prático das questões abordadas. Ficou a sensação de que poderíamos ficar muito mais tempo a discutir e trocar pontos de vista.

 

O simpósio satélite e as entrevistas com o especialista foram uma boa oportunidade para voltarmos a olhar para alguns dos novos fármacos antiepilépticos. Continuamos a precisar de novas armas terapêuticas para um grupo significativo de doentes.

 

Foram também numerosas e muito interessantes as apresentações nacionais feitas ao longo das 4 sessões de Comunicações Orais. O prémio para melhor comunicação oral foi atribuído à comunicação apresentada pelo Dr Joel Freitas “Oscilações de alta frequência. Estudo exploratório”, e o prémio para a melhor comunicação oral breve foi para a Dra Élia Baeta com a comunicação “Consequências de uma Interrupção Abrupta de Oxcarbazepina em Portugal”. Foi uma escolha difícil para o júri, confrontado com a qualidade de muitos dos trabalhos apresentados.

A LPCE, como vem acontecendo há já alguns anos, entregou também durante este Encontro os seus Prémios e Bolsa.

 

Finalmente uma palavra para o Concerto com o grupo Cordis e com o cantor Jorge Palma, no conservório de música de Coimbra, no dia 13, que reuniu cerca de 400 pessoas. Foi um momento emocionante para todos em que sentimos a  cidade envolvida na causa da Epilepsia. Numa doença em que a discriminação social está tão presente, este foi sem dúvida um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.

 

A data limite para o envio dos resumos é 15 de Janeiro de 2015 e devem ser enviados para o email oficial dos Encontros Nacionais de Epileptologia – ene@epilepsia.pt

27º Encontro nacional de epileptologia

PROGRAMA DO 27º ENE

 

 

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 27º ENE.

 

 

 

Veja aqui o Jornal do 27º ENE

Detalhes

Início:
Março 13, 2015
Fim:
Março 14, 2015

Local

Coimbra