CURSOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE EPILEPSIA (COIMBRA)

DA LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA

8º Curso teórico-prático de epilepsia

O Centro Integrado de Epilepsia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) em colaboração com a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE)  realizou um curso para médicos da área da Neurologia que pretendam melhorar os seus conhecimentos em epilepsia.

Este curso teve lugar na área dos auditórios dos HUC no dia 18-01-2014 (ver programa).

Esta formação veio no seguimento dos cursos teórico-práticos organizados neste Serviço há alguns anos atrás e que temos de novo a satisfação de os recriar, agora num novo formato.

Este ano este curso foi eminentemente prático, num formato de dia completo, com aprendizagem baseada em casos clínicos. Cada grupo de dois alunos teve acesso a uma estação de trabalho que disponibilizou a informação clinica bem como todos os exames complementares na sua forma original. Pretende-se que os formandos sejam capazes de utilizar e trabalhar essa informação para uma construção diagnóstica e orientação terapêutica. Todos os grupos foram orientados por colegas com vários anos de experiencia na área da epilepsia. 

O curso teve fundamentalmente conteúdos de ordem clínica, incluindo diagnóstico diferencial, classificação das crises epiléticas e das epilepsias, semiologia ictal, diagnóstico etiológico e sindromático, avaliação neurofisiológica e imagiológica (estrutural e funcional) e orientação terapêutica, incluindo avaliação pré-cirúrgica.

Clique na imagem do cartaz para aceder ao Programa Final do Curso